ADVOGADO CÍVEL
Rate this post

 

O advogado trabalhista é o profissional que atua na área do direito do trabalho. Portanto, precisa entender perfeitamente sobre as normas e leis que regem esse ramo.

As normas do Direito do Trabalho pertencem ao direito privado e ao direito público. O profissional precisa entender sobre essas normas para atuar com excelência.

Para entender melhor a atuação de um advogado trabalhista, fizemos este post. Continue acompanhando e boa leitura!

O que faz um advogado trabalhista

O advogado trabalhista é o profissional que atua defendendo os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes do Brasil. Ele pode representar tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas. Mas há também aqueles que representam os coletivos, ou seja, os sindicatos.

O trabalho do advogado dessa área começa com uma conversa com seu cliente. Portanto, o cliente irá expor sua situação, explicando porque está buscando ajuda de um profissional. Os motivos são os mais variados como, por exemplo, o trabalhador se sentir prejudicado de alguma forma pela empresa e deseja entrar com uma ação. Ou ainda, pode estar sendo intimado ou acusado de alguma infração e precisa de uma defesa.

Após a visita de seu cliente, o advogado trabalhista começará a tomar as atitudes cabíveis em cada caso. Porém, o primeiro passo é identificar qual área trabalhista o seu cliente se encaixa para realizar o caso com excelência.

Mercado para o advogado trabalhista

Primeiramente, para ser um advogado trabalhista bem-sucedido é preciso estudar bastante. Portanto, quanto mais realizar cursos de especialização e atualizar constantemente os seus conhecimentos, mais chances de sucesso você terá.

Além disso, é importante ter contato com outros advogados da área para sempre ter indicações ou firmar boas parcerias. Cadastrar-se no site do TRT da sua região e do TST é uma boa pedida para receber boletins informativos e se manter bem informado sobre tudo o que acontece na área.

Um advogado trabalhista pode se especializar para atuar em empresas ou com pessoas físicas. Ou seja, para defender os colaboradores de uma organização. Mas também pode atuar atendendo os dois tipos de público. Afinal, como a demanda para essa área é bem alta, empresas e colaboradores sempre necessitam dos serviços profissionais de um bom advogado.

Vale ressaltar que em época de crise, seja ela qual for a origem, a demanda de trabalho cresce ainda mais. Afinal, muitos profissionais são demitidos e querem assegurar seus direitos. Em contrapartida, as empresas precisam de um advogado trabalhista para conter essa turbulência econômica.

O advogado trabalhista também pode realizar um trabalho contencioso e preventivo dentro das organizações. Dessa forma, é possível evitar várias ações trabalhistas.

Qual o salário desse profissional?

Essa é uma dúvida muito comum para quem deseja ser um advogado desta área. Porém, é preciso lembrar que os valores variam de acordo com a atuação do profissional. Mas, de acordo com o Guia Salarial, o salário de um advogado trabalhista pode variar entre R$3.300, quando está no início da carreira, e R$16.000 mil reais. No entanto, pode aumentar de acordo com as bonificações.

Além disso, é importante ressaltar que profissionais que atuam por conta própria, ou seja, sem nenhum vínculo empregatício, podem ganhar mais. Afinal, há os honorários e a possibilidade de atender mais de um caso.

O que diferencia um advogado trabalhista?

A diferença do advogado trabalhista para outros profissionais da área é a sua atuação com uma justiça especializada. Ou seja, uma justiça somente para ações voltadas para relações empresa e colaborador.

Portanto, esse profissional precisa entender muito bem sobre o conjunto de leis específicas desse segmento. É necessário estudar constantemente, uma vez que há mudanças contínuas nesse setor.

Quais as funções desse profissional?

Como dissemos, o advogado trabalhista é um profissional que vai defender uma ou duas partes envolvidas em uma ação. Ou seja, a empresa e o colaborador. Como se trata de uma advocacia especializada, o profissional precisa se capacitar em áreas como Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Previdenciário e outras áreas que envolvem as relações trabalhistas.

Dentre as funções de um advogado trabalhista, é preciso destacar:

  • Elaboração de petições, seja para o reclamante ou reclamada;
  • comparecimento em audiências para representar o seu cliente;
  • elaboração de recursos;
  • sustentação oral no tribunal;
  • consultoria para a assessoria do seu cliente sobre as consequências de uma ação e como se portar na audiência.

Portanto, o profissional escolhe como quer investir em sua carreira nessa área pelos seguintes caminhos:

  • atuar em escritórios como contratado e/ou associado;
  • atuar em seu próprio escritório;
  • ser consultor de advocacia trabalhista para empresas, atuando dentro do setor jurídico;
  • defender pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com uma defesa particular, conhecida como advocacia pro bono.

O perfil e as habilidades de um advogado trabalhista

O profissional que atua no direito do trabalho possui um perfil intermediário entre ser mais orientado para pessoas e tarefas. Portanto, o perfil desse advogado deve ser mais colaborativo.

Afinal, as mudanças com a Reforma Trabalhista aumentaram o risco processual. Dessa forma, existe a  cobrança de honorários de sucumbência e despesas do reclamante, além de incentivar a negociação individual e coletiva para resolver conflitos e fixar condições de trabalho.

Outra característica desse profissional é a importância de estar inserido no mundo digital. Afinal, a Justiça do Trabalho foi uma das primeiras a adotar o processo judicial eletrônico e o advogado trabalhista deve ter o domínio das ferramentas para se dar bem na profissão. Ressaltamos que a própria divulgação dos serviços acontece cada vez mais pelas mídias online.

Dentre as competências comportamentais desse profissional destacamos as seguintes:

Comunicação e oratória

Alta capacidade de se expressar em um processo trabalhista que se utiliza mais de etapas orais do que o processo civil. Portanto, como as audiências possuem um peso ainda mais significativo, comunicação e oratória ganham grande destaque para além dos usos na negociação e atendimento ao cliente.

Inteligência emocional

A advocacia em geral lida com pressão para cumprir prazos, resolver problemas e tomar decisões. Sendo assim, saber lidar com as emoções para não perder o controle diante da alta demanda é primordial para ter sucesso na área.

Flexibilidade e adaptação

O advogado trabalhista precisa saber gerenciar as mudanças e incertezas o tempo todo da área. Portanto, é preciso se adaptar às exigências do magistrado, argumentos da parte adversa, informações em negociações — há uma série de movimentos que criam imprevistos e exigem uma rápida adaptação do profissional, sempre com tempos curtos para tomar decisões.

Capacidade de aprender

Por fim, o perfil contempla pessoas que focam no aprendizado contínuo. O segmento está em constante evolução por causa do surgimento de novas formas de trabalho e mudanças legislativas. Sendo assim, o advogado trabalhista precisa estudar bastante.

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Recommended Posts