Antes de qualquer coisa, temos que falar o que é seguro de vida, para que você possa saber se tem direito de mover uma ação contra a seguradora ou não. Pois bem, o seguro de vida é um instrumento que tem por objetivo proteger econômica e financeiramente o segurado bem como a sua família.
Tal cobertura visa proteger os dependentes da pessoa que veio a falecer. Assim, quem recebe a indenização do seguro de vida é uma pessoa que o próprio segurado indicou no momento em que assinou o contrato de seguro de vida.
Como dito, o seguro de vida é o instrumento pelo qual a seguradora deverá pagar uma apólice/indenização para os beneficiários do segurado em caso de falecimento.
Assim, os beneficiários são escolhidos pelo próprio segurado no momento da contratação do seguro de vida.
Porém, existem seguros de vida que cobrem, inclusive, as dívidas e despesas educacionais.
As principais vantagens de se contratar um seguro de vida são: – Proteção financeira para os dependentes – Proteção para o cônjuge – Garantia de segurança financeira – Cobertura de doenças graves – Reembolso de despesas médicas
Basicamente, há três tipos de seguro de vida que são:
Seguro por tempo: Caso o beneficiário morra, com tal modalidade os beneficiários dele, por um período determinado no contrato, têm direito a receber uma indenização.
Basicamente, há três tipos de seguro de vida que são:
Seguro dotal: Nesta modalidade de seguro de vida, os beneficiários recebem um valor “em vida” , assim , para receber a indenização não é necessário que o segurado morra.
Basicamente, há três tipos de seguro de vida que são:
Seguro ordinário: Aqui o seguro é estendido por toda a vida do segurado, não havendo um prazo determinado, dessa forma, o plano de pagamento do seguro é calculado até o falecimento do mesmo, ou seja, é feito uma estimativa de vida dele.
É normal que muitas pessoas tenham dúvidas quanto a necessidade de contratar um advogado especialista para entrar com uma ação contra a seguradora. A resposta é: qualquer advogado consegue resolver problemas decorrentes de um seguro de vida, entretanto, procurar um especialista no assunto é o mais recomendado.
Primeiramente, para você entrar com uma ação contra a seguradora, é necessário que você tenha todos os documentos necessários para embasar o seu questionamento feito à Justiça.
Por isso, é extremamente importante que você tenha todos os documentos básicos para isso, que são: – A apólice; – Os comprovantes de pagamento dos prêmios; – Os documentos que acompanharam o aviso de sinistro; e – A negativa de pagamento emitida pela seguradora.