Rate this post

Um advogado trabalhista atua em processos e disputas entre empresas e empregados. Ele tanto pode representar os interesses da empresa quanto do trabalhador.

Em questões como erro em rescisões, cálculo de horas extras ou férias, não pagamento de comissões ou desvio de função, é bastante comum empresários e trabalhadores contratarem advogados especializados nestes temas.

Primeiramente o advogado analisa as questões apresentadas, identifica o que cada um deseja e tenta fazer as partes entrarem em acordo, sem que haja a necessidade de um processo jurídico.

Caso as partes não entrem em acordo, cabe ao advogado elaborar o caso para apresentar ao Tribunal de Justiça. Neste momento ele precisa apresentar o caso embasado nas leis trabalhistas.

Ele entra em contato com possíveis testemunhas e coleta o depoimento delas para embasar o caso.

É de responsabilidade do advogado acompanhar o processo, saber em quais instâncias ele está sendo analisado e informar seu cliente da evolução do processo.

O advogado orienta seu cliente sobre como proceder no caso de ter que prestar depoimento junto ao juiz.

Além de representar clientes em processos trabalhistas, o advogado pode prestar consultoria para empresas em questões de contratação e demissão de trabalhadores.

Pode parecer óbvio, mas vale sempre frisar: na advocacia trabalhista, o profissional que deseja ser bem sucedido deve ter profundo conhecimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e da Constituição Federal, em especial dos artigos 6 a 11.

Nesse sentido, outro ponto fundamental para quem deseja saber como ser um bom advogado trabalhista são as recentes mudanças na legislação, promovidas pelas reformas trabalhista e da previdência, aprovadas nos últimos anos.

Ou seja, para atuar com Direito Trabalhista – em qualquer área do Direito, na verdade – é preciso estudar, praticar se atualizar com frequência.

Recommended Posts